Yin / Yang

Um característica que me atrai na Medicina Tradicional Chinesa é a simplicidade dos conceitos básicos que a fundamentam.
O conceito mais conhecido talvez seja o do Yin e do Yang. Apesar de ser muito simples não é necessariamente fácil a sua aplicação.
O Yin e o Yang são as partes que, quando associadas, geram movimento e dão origem aos cinco elementos (ou movimentos) e consequentemente a tudo o que existe.
O Yang está associado a calor, explosão, alegria, alto, enquanto o Yin, por contraposição, está associado a frio, implosão, tristeza, baixo...
Este conceito aplica-se a tudo, à estrutura dos órgãos, localização, função, características, patologias...
O Yin e o Yang têm dois princípios elementares:
- a omnipresença da dualidade, ou seja, todas as coisas e fenómenos têm dois aspetos, o aspeto Yin e o aspeto Yang;
- e a divisibilidade infinita que diz que cada categoria Yin ou Yang é possível ser dividida infinitamente em Yin e Yang.
Temos ainda as quatro relações entre o Yin e o Yang:
- Oposição. O Yin e o Yang são opostos e a sua união é um estado de equilíbrio dinâmico em que cada o declínio de um favorece a ascensão do outro e vice-versa.
- Interdependência. A condição prévia à existência de um é a existência do outro.
- Diminuição e crescimento. O equilíbrio dinâmico do Yin / Yang resulta da alternância de fases de crescimento e decréscimo de cada um dos aspetos, sabendo que o aumento de um se faz proporcionalmente à diminuição do outro.
- Transformação. Em condições extremas, pode haver transformação total de um aspeto no seu contrário. Por exemplo o frio pode queimar, característica normalmente Yang.